Brinquedos de Plantão

Brinquedos de Plantão
Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Psiquiatria


O Setor de Psiquiatria recebe pacientes infanto-juvenis com sofrimento psíquico, sem dependência química associada e gravidas de risco. As patologias mais freqüentes são: deficiência mental, psicose, transtorno de personalidade borderline, outros transtornos de personalidade e quadros depressivos. A unidade tem capacidade para atender seis pacientes em sete leitos, sendo três masculinos, três femininos e um para gestantes.
O espaço para a recreação está localizada dentro da unidade com materiais necessários para a realização das atividades  alem de TV e DVD. A prática da recreação não se limita no espaço citado, ou seja, pode-se realizar as atividades na sala de recreação da pediatria, passeios fora do hospital como piqueniques, atividades físicas e aquáticas.
As atividades físicas e aquáticas são realizadas uma vez por semana na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul, essas atividades são ministradas pelos recreacionistas que tem graduação em Educação Física e especialização em Ensino Especial.
As atividades neste setor são as mais variadas, incentivando-se atividades lúdicas, simbólicas, cognitivas, motoras, manuais, entre outras. Preza-se o respeito pela faixa-etária, disponibilidade e preferência do paciente, observando as reais necessidades para que se possa potencializar as habilidades de cada indivíduo. Muitas vezes, as atividades precisam ser direcionadas a cada paciente pela diferença de idade e de necessidades, mesmo assim, a integração grupal durante a recreação deve ser constantemente observada e estimulada.
Através das atividades na psiquiatria procuramos permitir a expressão de sentimentos, angustias e medos; oportunizando recursos para o desenvolvimento dos pacientes e atendendo as necessidades de um ser em desenvolvimento integral, focando potencialidades e não limitações. As atividades extras realizadas com os pacientes, tais como culinária, atividades aquáticas e motoras, estimulam a melhora dos cinco componentes do condicionamento físico: movimento aeróbico, força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal; além de proporcionar um momento de descontração através de atividades físicas. Os exercícios na água favorecem a desinibição dos movimentos e possibilitam a experiência de independência em ambiente diferenciado.

seja o primeiro a comentar!