Brinquedos de Plantão

Brinquedos de Plantão
Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Atendimento Gestação de Alto Risco e Unidade de Internação Obstétrica

Introdução


A gestação é um fenômeno fisiológico, e por isso mesmo sua evolução se dá, na maior parte dos casos, sem apresentar variações ou anormalidades. Apesar disso, há uma parcela de gestantes que, por terem características específicas ou por sofrerem algum agravo, apresenta maiores probabilidades de evoluções desfavoráveis, tanto para o feto como para a mãe. Essa parcela constitui o corpo chamado “gestantes de alto risco”. Por gestação de alto risco entende-se como sendo aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto tem maiores chances de ser atingida por complicações que a média das gestações (Ministério da Saúde, 2001).
            As gestantes atendidas no HGCS (Hospital Geral de Caxias do Sul), compreendem os seguintes grupos, conforme Ferris (1983):
-         Hipertensão Gestacional, que trata de um aumento prejudicial na pressão arterial da gestante, podendo ser ocasionado por uma infinidade de fatores, que carecem de cuidados especiais e verificação constante da pressão arterial.
-         Diabetes Melito Gestacional, que trata de complicações com a glicemia e variações na produção de insulina pelo processo de gestação ou por fatores anteriores a esta, que ocasionam risco contínuo para o feto e para a progenitora.
-         Hipertireoidismo Gestacional, que consiste na disfunção da glândula tireóide, produzindo em demasia o hormônio T4, trazendo assim risco constante, principalmente para o feto, em decorrência da possibilidade de gerar um quadro de deficiência mental e má formação fetal, em virtude destes autos níveis hormonais no sangue progenitor.
            A instituição também oferece atendimento  a gestantes vítimas de violência sexual, os cuidados necessários para que a gestação não ofereça riscos, bem como o acompanhamento social e psicológico.

            Quando necessário a intervenção hospitalar, a gestante estará exposta a uma rotina extremamente cansativa e difícil, pois, a gestante permanecerá na instituição até oito horas. Nesta perspectiva, buscamos atender neste serviço com atividades recreativas, afim de ocupar este tempo ócio, fortalecendo assim, o vínculo entre a mamãe e seu bebê e contribuindo também para a socialização entre o grupo.

Plano de Intenções
Objetivo Geral
Proporcionar aos pacientes o bem-estar físico e mental através de atividades recreativas, a fim de ocupar o tempo ocioso, ajudando desta forma no tratamento das mesmas.

Objetivos Específicos
1- Proporcionar atividades onde haja interação entre as pacientes, a fim de que se conheçam umas as outras, propiciando a socialização entre as mesmas;

2- Proporcionar momentos de descontração, diminuindo assim os níveis de ansiedade da futura mamãe;

3- Estimular o vínculo mamãe-bebê;

4- Elevar a auto-estima da paciente;

5- Oportunizar momentos de livre expressão e criatividade;


6- Realizar trabalhos manuais que possam ser utilizados em seu cotidiano.

Conteúdo
-         Conscientização sobre diversos assuntos;
-         Trabalhos manuais;
-         Dinâmicas de grupo;
-         Atividades com música;

-         Ginástica laboral e alongamento.

Recursos
        Recursos humanos: Recreacionistas terapêuticos contratados pelo HGCS, estagiários da UCS e Psicólogas clínicas.

         Recursos materiais: Todo material da sala de recreação, material alternativo e reciclável.


Metodologia
As atividades serão planejadas de forma dinâmica, sendo avaliado o perfil e o grupo de pacientes, através de conversas individuais. As atividades terão duração de aproximadamente 1 (uma) hora e 1 (uma) vez por semana para cada grupo.

            Para efeito de registro de alguns atendimentos, utilizaremos máquina fotográfica mediante autorização das pacientes.

Avaliação
O processo de avaliação será constante, através de questões e observações pelas expressões faciais das pacientes, relacionadas com a atividade do dia, afim de buscar conhecer um pouco mais sobre cada paciente, aproximando as atividades ao máximo de sua realidade.

Referências
FERRIS, T.F; BURROW, G. N. Complicações clínicas na gravidez. 2ª ed. São Paulo: Manole, 1983.

 Gestantes de alto risco: sistemas estaduais de referência hospitalar à gestante de alto risco/ Ministério da Saúde, Secretaria Executiva.-Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestantes.pdf : acesso em 29/12/2009.

seja o primeiro a comentar!