Brinquedos de Plantão

Brinquedos de Plantão
Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Oficina Recreativa de culinária- Psiquiatria Infanto-Juvenil




Justificativa 
A unidade de Psiquiatria Infanto-Juvenil do Hospital Geral está estruturada para administrar o tratamento de doenças de ordem psíquica visando a saúde mental de todos os pacientes atendidos e respeitando as limitações impostas pelas diferentes patologias. Para que esse objetivo seja alcançado, a equipe interdisciplinar trabalha favorecendo o desenvolvimento integral do paciente.            
            “A Recreação Terapêutica constitui-se em um elemento facilitador para a elaboração de ansiedade por parte dos pacientes que encontram-se internados ou em tratamento em instituições hospitalares” ( SIKELERO apud CECCIM e CARVALHO, 1997).
            Desta forma, o oficina de culinária que será realizada pela recreação em conjunto com a nutrição poderá fazer parte do tratamento dos pacientes colaborando para sua ressocialização e para um aprendizado específico, além de contribuir para sua independização na elaboração de alimentos que farão parte de seu cotidiano.

            Essa atividade já vem sendo aplicada desde 2008 e sendo aprimorada com a experiência.

Plano de intenções
Objetivo Geral
Oportunizar aos pacientes internados na unidade de Psiquiatria Infanto-Juvenil, a vivência de um aprendizado diferenciado, que inclui uma proposta nutricional que apresentará a indicação e a qualidade de alimentos para o consumo, afim de que os pacientes utilizem este aprendizado no seu convívio social, após sua alta hospitalar e também como possibilidade de independização.

Objetivos Específicos
1-Oferecer receitas de fácil compreensão para que os pacientes possam desenvolvê-las na oficina de culinária e após refazê-las em casa.
            2-Facilitar a socialização entre os pacientes e a equipe.
            3- Apresentar receitas que o paciente possa desenvolver do início ao fim, considerando as individualidades, favorecendo o interesse pela mesma.
            4- Proporcionar noções de nutrição, higiene e aproveitamento dos alimentos.
            5- Estimular o olhar para o alimento como forma de nutrição, expressão e arte.
            6- Trabalhar os sentidos de tato, olfato e paladar.
            7- Produzir  alimentos que o paciente sinta desejo em degustar, como: xis, torradas, pastel, pizza, bolo de chocolate, salada de frutas, enroladinho de salsicha, entre outros.

Conteúdos
Noções básicas de higiene e manipulação de alimentos;
            Educação nutricional (escolha correta dos alimentos, pré-preparo adequado, condições de armazenamento, preparo dos alimentos).

Recursos
Recursos humanos: Recreacionista Terapêutica, Nutricionista, Enfermagem.

Recursos materiais: Fogão doméstico, Liquidificador doméstico, Batedeira doméstica, Espremedor de frutas doméstico, 1 conjunto de panelas domésticas, Fôrmas pequenas, Potes plásticos de vários tamanhos, Mexedores, Colher de pau, Medidores e ingredientes necessários para o preparo dos alimentos.

Metodologia
A atividade será desenvolvida uma vez por semana no setor de nutrição localizado na cozinha do HGCS.
            A cada semestre será trabalhado um tema para  o desenvolvimento das receitas.
            Os pacientes receberão a receita impressa do alimentos a ser produzido.
            O alimento será produzido do inicio ao fim com a participação dos pacientes e com a ajuda dos profissionais envolvidos, auxiliando no que for necessário.
            O que for produzido será  degustado logo após sua produção, o que favorecerá ao paciente sua socialização e a percepção concreta do resultado de seu trabalho.
           
Avaliação
A atividade será considerada válida se os pacientes valorizarem a proposta como aprendizado individual e como forma de socialização.
            Os pacientes serão evoluídos em prontuário sempre que atendidos pelo Serviço de Recreação Terapêutica.

Referências
* CECCIM, Ricardo; CARVALHO, Paulo R. Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS, 1997.


seja o primeiro a comentar!