Brinquedos de Plantão

Brinquedos de Plantão
Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Projeto atendimento Hemodiálise

Introdução
As doenças renais tem se alastrado em todo o mundo e já atingem um grande percentual da população,  crescendo significativamente; porém a realidade da vida cotidiana desses doentes, principalmente aqueles que desenvolveram insuficiência renal crônica tendem a ter novas adaptações tanto físicas como emocionais e nutricionais, dependendo assim também de auxílio mecânico para sobreviver.
            Para Martins e Cesarino (2005) as doenças renais são consideradas um grande problema de saúde pública, porque causam elevadas taxas de mortalidade, além disso, tem impacto negativo sobre a qualidade de vida relacionada a saúde.
            Em seu estudo Schliemann et al (1999), relatou que as atividades lúdicas percebidas como influência positiva desencadearam nos pacientes sentimentos como lembranças, felicidade, encanto, alegria, risos, entre outros, e também relataram que as atividades lhes causaram sensações de bem-estar, pois, quando envolvidos com o tempo das atividades lúdicas, mantinham-se desligados do tempo das sessões da diálise.

            Nesta perspectiva, buscamos atender essa unidade com atividades recreativas afim de que se  minimize o processo cotidiano e exaustivo da sessão de hemodiálise que tem durabilidade de 12 horas semanais, divididos em 3 dias, elevando a auto-estima do participante, diminuindo o estado de tensão e oportunizando os momentos de livre expressão para que este possa ter motivação com o tratamento.

Plano de intenções
Objetivo Geral 
Proporcionar aos pacientes o bem-estar físico e mental através de atividades manuais e recreativas, afim de amenizar a dolorosa experiência causada pela enfermidade e a hospitalização ajudando no tratamento dos mesmos.

Objetivos Específicos
1- Proporcionar momentos de descontração, diminuindo assim o estado de tensão devido ao tempo de tratamento;

2- Elevar a auto-estima do pacientes;

3- Proporcionar atividades onde haja interação entre os pacientes, afim de que se conheçam uns aos outros, propiciando a socialização entre os mesmos;

4- Oportunizar momentos de livre expressão e criatividade;

5- Realizar atividades e trabalhos manuais que possam utilizar no seu cotidiano, visando mudanças no estilo de vida e consequentemente melhoria da qualidade de vida.

Conteúdos 
-         Conscientização sobre diversos assuntos;
-         Trabalhos manuais;
-         Dinâmicas de grupo;
-         Atividades com música;
-         Alongamento.

Recursos 
Recursos humanos: Recreacionistas terapêuticos contratados pelo HGCS, estagiários e Grupo de Voluntários da UCS.

Recursos materiais: Todo material da sala de recreação, material alternativo e reciclável.

Metodologia
As atividades serão planejadas de forma dinâmica, sendo avaliado o perfil e grupo de pacientes. As atividades terão duração de aproximadamente 1(uma) hora e 1 (uma) vez por semana para cada grupo.
            Em primeiro momento será realizada uma conversa individual, afim de conhecer e saber os gostos de cada paciente e partindo dessa planejar as atividades futuras.
            Para efeito de registro de alguns atendimentos, utilizaremos máquina fotográfica mediante a autorização dos pacientes.

Avaliação 
Juntamente com o Serviço de Psicologia Clínica,os pacientes serão evoluídos em prontuário sempre que atendidos pelo Serviço de Recreação Terapêutica.

Referências
MARTINS, Marielza I. E CESARINO, Cláudia B. Qualidade de vida de pessoas com doença renal crônica em tratamento hemodialítico. Revista Latino-americana de Enfermagem. V.13 n. 5 Ribeirão Preto. Set/Out. 2005.
Disponível em: http://www.scielo.com.br

SCHLIEMANN, Ana Laura, et al. Recreação Hospitalar: uma realidade possivel.Revista Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. Vol.1, N.2, p.64-66,1999.
Disponível em : http://www.scielo.com.br. Acesso em: 30 set.2009



seja o primeiro a comentar!