Brinquedos de Plantão

Brinquedos de Plantão
Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sala de Recreação- Projeto de atendimento

Justificativa
A sala de Recreação Terapêutica – BRINQUEDOS DE PLANTÃO – foi organizada em meados de 1998, para oferecer um espaço lúdico aos pacientes da ala de pediatria, além de viabilizar a realização da disciplina de Estágio Comunitário em Recreação Terapêutica Hospitalar. Com isso, colaborou para que o Hospital Geral exercesse sua função de Hospital Escola, no qual os acadêmicos podem trabalhar inter disciplinarmente visando o bem estar e o desenvolvimento integral dos pacientes.
            Juntamente com a abertura do Setor de Psiquiatria em 2001, surgiu a sala de Recreação Terapêutica específica para a Psiquiatria, obtendo resultados significativos na internação e tratamento dos pacientes psiquiátricos materno-infanto-juvenil, atendendo o que se preconiza para o atendimento em unidades fechadas de Saúde Mental.

            O crescimento evidente do trabalho, a valorização do mesmo e o aumento da demanda, foram fatores fundamentais que colaboraram para a criação do Serviço de Recreação Terapêutica Hospitalar em 2003. Esse serviço surgiu com a intenção de possibilitar  benefícios a toda comunidade hospitalar, inclusive os funcionários. E também para acolher as disciplinas,  Estágio |Profissional I e II do Bacharelado em Educação Física e o Estágio Profissional da Licenciatura em Educação Física da UCS. 

Fundamentação Teórica
“... os pacientes internados em hospitais enfrentam muitas dificuldades, entre elas, o ambiente desconhecido e as limitações impostas pala enfermidade. Sendo assim, reconhece-se que a recreação reúne muitos dos fatores essenciais que possibilitam o equilíbrio harmônico para o desenvolvimento integral do indivíduo, pois recreação é restabelecimento, recuperação, é a atitude mental de quem espontaneamente se entrega, sem visar outro fim que não a alegria de sua prática (GAELZER, 1979).”
            “... os pacientes hospitalizados não conseguem verbalizar seus desejos e necessidades. É importante, por tanto, reconhecer sua capacidade de se exprimirem através de atividades lúdicas. A criança mais ainda que o adulto requer cuidados individuais. Nem sempre chega a exprimir o que sente e deseja. É preciso dedicar-lhes tempo, o que é mais fácil dizer do que fazer (LINDQUIST,  1993).”
            Joseph Lee definiu as brincadeiras para  crianças como “ criação, ou conquista da vida, e as brincadeiras para adultos como recreação, ou renovação da vida. Na linguagem comum, entretanto, recreação tem significado mais amplo e não se restringe a nenhum grupo etário particular.”
            “...a palavra recreação é suficientemente ampla para compreender a noção de brincadeira em todas as suas expressões e, também, muitas atividades que não são comumente tidas como tal – música, teatro, trabalhos manuais – ou seja, qualquer atividade livre e , especialmente criadora que venha a enriquecer a vida” (Dr. John H. Finley).”
            “...a recreação no ambiente hospitalar, nesse sentido, constitui-se num elemento privilegiado para a elaboração de ansiedades decorrentes de situações de desconforto e estranheza. Além de ser um exercício físico e mental, a recreação favorece oportunidades que levam o paciente a aceitar com naturalidade algumas dessas situações.”
            A pessoa se sente exposta, agredida fisicamente e emocionalmente, não só pela doença como também pelo profissional de saúde que apalpa, injeta, corta, subtrai esperanças, crias restrições ou dita normas. A pessoa doente sente inquietações, angústias, medos, frustrações, inseguranças, inferioridade, incapacidade, raivas ou outras emoções. Onde irá despejar, ou colocar essas emoções?

            Algumas emoções são inclusive, socialmente não aceitas, como raiva de estar doente, raiva de si mesmo ou raiva do médico que fez o diagnóstico. Além de toda a dor física, como andar com esse turbilhão emocional? Não é fácil ser paciente! (GAUDERIER, citado por Carvalho e Ceccim 1997)”

Objetivo Geral
Oferecer um serviço de apoio ao paciente, seu familiar, às equipes e aos funcionários, resgatando o aspecto sadio, fortalecendo sua auto-estima, ocasionado uma melhoria na qualidade do tratamento dos pacientes e no local de trabalho para os funcionários.

Objetivos Específicos 
Oferecer um espaço lúdico ao paciente e seu familiar, amenizando os traumas da hospitalização.
·        Auxiliar a família do paciente a uma integração com o mesmo facilitando e colaborando com as relações afetivas.
·        Favorecer o despertar da criatividade e necessidades recreativas, dos pacientes, familiares e funcionários, respeitando a individualidade de cada um.
·        Possibilitar que o paciente, familiar e funcionário explorem algumas formas de movimento, reconhecendo seu potencial e suas habilidades.
·        Colaborar através de atividades variadas um vinculo maior entre pacientes e seus familiares.
·        Possibilitar situações que visem a humanização nos diferentes setores entre os funcionários.

·        Exercer a função de Hospital Escola através das disciplinas de Estágio Comunitário em Recreação Terapêutica, Estágio Profissional de Educação Física ( Bacharelado e Licenciatura).

Recursos
5.1 – Recursos Humanos:
         Silvana Maziero: Graduada em Educação Física, especialista em  Ensino Especial, coordena o Serviço de Recreação Terapêutica, orienta estagiários da UCS que realizam sua prática na área de Recreação Terapêutica e atua como Recreacionista Terapêutica.
            Estagiários: acadêmicos em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul.
            Voluntários.

 5.2- Recursos Físicos: Utilizamos três salas de recreação,  setor de Pediatria, setor de Psiquiatria e Oncologia Infantil. Para os demais pacientes e funcionários o trabalho é realizado na própria enfermaria, ressaltamos que conforme a necessidade os pacientes adultos e adolescentes,   utilizam a sala Brinquedos de Plantão (localizada na Pediatria).

5.3- Recursos Materiais: Os materiais utilizados normalmente são adquiridos através da doação da comunidade. Os principais materiais utilizados são: material escolar, material para trabalhos manuais, DVD, CD, sucata, jogos diversos, brinquedos em geral, computador, vídeo-game, entre outros.

Público Alvo
·        Pediatria
·        Psiquiatria
·        Grávidas de Alto-Riso
·        Oncologia infantil  ( internação e ambulatorial)
·        Internação para adultos ( clínica e oncológica)
·        Hemodiálise
·        Funcionários

Atividades Desenvolvidas 
·        Pediatria: jogos, brincadeiras, teatros, sessões culturais ( cinema, leitura...), danças, trabalhos manuais, computador, entre outros.
·        Psiquiatria: passeios, atividades manuais, jogos, atividades diversas na Vila Olímpica (atividades aquáticas), participação em discussão de casos de pacientes em reunião de equipes.
·        Grávidas de Alto-Risco: trabalhos manuais, relaxamentos, técnicas variadas.
·        Oncologia Infantil: atendimentos individuais e de socialização, participação na discussão de casos em reunião de equipe, atividades manuais e recreacionais.
·        Oncologia Adulta: técnicas variadas, relaxamento, brincadeiras, dentre outras.
·        Hemodiálise: técnicas variadas, atividades com música, relaxamento, brincadeiras, etc.
·        Funcionários: dinâmicas de grupo, técnicas variadas, relaxamentos, ginástica laborl, dentre outras.
·        Internação Clínica: técnicas, mensagens, dentre outras.

Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira das 7 hs e 35 min às 12 h e das 13h ás 17h e 30min. Esse horário também inclui disponibilidade para reuniões de equipe, de estágio e de respectivos setores, nos quais a recreação atua.

O maior bem que podemos fazer aos outros , não é oferecer-lhes nossa riqueza, mas levá-los a descobrir a deles.”
Lois Lavelle

seja o primeiro a comentar!