Os dados
epidemiológicos sobre o câncer na infância têm mostrado que o avanço científico
na área de oncologia infantil levou a um aumento considerável das chances de
cura,observando-se no Brasil um índice de 70% de remissão da doença, quando o
diagnóstico é precoce e o tratamento,especializado (Brasil/ INCA, 2000). Ao
estimular uma nova perspectiva para o tratamento e prognóstico do câncer na
infância, esse avanço trouxe também a necessidade de um cuidado com o paciente
e sua doença em termos de sua qualidade de vida e bem estar emocional. Nesse
sentido, não seria suficiente somente prolongar a vida de crianças com câncer,
era preciso cuidar também de suas possíveis dificuldades emocionais e de
socialização (BARBOSA, FERNANDES E SERAFIM, 1991).
Estes estudos indicaram que a
hospitalização pode afetar o desenvolvimento da criança, interferindo na
qualidade de vida. Para lidar com essa situação, o brincar tem funcionado como
estratégia de enfrentamento.
Plano de Intenções
Objetivo Geral
Proporcionar aos pacientes o bem-estar físico e mental
através de atividades manuais e recreativas, afim de amenizar a dolorosa
experiência causada pela enfermidade e a hospitalização ajudando no tratamento
dos mesmos.
Objetivos Específicos
1-
Proporcionar momentos de descontração, diminuindo assim o estado de tensão
devido ao tempo de tratamento;
2- Elevar a
auto-estima do pacientes;
3- Oportunizar
momentos de livre expressão e criatividade;
4- Realizar atividades e trabalhos manuais que
possam utilizar no seu cotidiano, visando mudanças no estilo de vida e
conseqüentemente melhoria da qualidade de vida.
5- Realizar
acompanhamentos nos distintos locais de tratamento do câncer (ambulatório,
internação e bloco cirúrgico).
Conteúdos
-
Trabalhos manuais;
-
Atividades com músicas;
-
Brincadeiras Lúdicas diversas.
Recursos
- Recursos
Humanos: recreacionistas terapêuticos contratados pelo HGCS e voluntários, e Psicólogas
Clínicas.
-Recursos
Materiais: Todo material do espaço de recreação do ambulatório e internação,
material alternativo e reciclável.
Metodologia
As atividades serão planejadas de forma dinâmica,
sendo avaliado o perfil dos pacientes, da doença, o tempo de tratamento da
mesma, e o local do tratamento (ambulatório, internação, Bloco).
Avaliação
À medida que
observado alguma informação importante, o paciente atendido será evoluído em
prontuário, e em determinadas situações, esta será levada em reunião de equipe
para um melhor entendimento.
Referências
*BARBOSA,J.A.,
FERNANDES, M. Z., e SERAFIM, E. S. (1991). Atuação do Psicólogo no Centro de
Oncologia Infantil: Relato de uma experiência. Jornal de Pediatria, 67,344-347.
*Brasil/INCA.
(2000). Particularidades do câncer Infantil. Brasília, DF: Instituto Nacional
do Câncer-INCA.
*CARVALHO
Carine; VIEIRA Juliana; RIBAS Kátia e PIMENTEL Mariana. A importância do
brincar: uma perspectiva em torno de pacientes infantis com câncer. Revista Científico, ano IV, v.1,
*CECCIM,
Ricardo Bur e CARVALHO, Paulo R. Antonaci. Criança Hospitalizada: atenção
integral como escuta a vida. Porto Alegre. Editora da Universidade/ UFRS.1997.
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