Brinquedos de Plantão

Brinquedos de Plantão
Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Oncologia Infantil- Projeto de atendimento

Introdução
Os dados epidemiológicos sobre o câncer na infância têm mostrado que o avanço científico na área de oncologia infantil levou a um aumento considerável das chances de cura,observando-se no Brasil um índice de 70% de remissão da doença, quando o diagnóstico é precoce e o tratamento,especializado (Brasil/ INCA, 2000). Ao estimular uma nova perspectiva para o tratamento e prognóstico do câncer na infância, esse avanço trouxe também a necessidade de um cuidado com o paciente e sua doença em termos de sua qualidade de vida e bem estar emocional. Nesse sentido, não seria suficiente somente prolongar a vida de crianças com câncer, era preciso cuidar também de suas possíveis dificuldades emocionais e de socialização (BARBOSA, FERNANDES E SERAFIM, 1991).
            Estes estudos indicaram que a hospitalização pode afetar o desenvolvimento da criança, interferindo na qualidade de vida. Para lidar com essa situação, o brincar tem funcionado como estratégia de enfrentamento.

Plano de Intenções
Objetivo Geral
Proporcionar aos pacientes o bem-estar físico e mental através de atividades manuais e recreativas, afim de amenizar a dolorosa experiência causada pela enfermidade e a hospitalização ajudando no tratamento dos mesmos.

Objetivos Específicos
1- Proporcionar momentos de descontração, diminuindo assim o estado de tensão devido ao tempo de tratamento;

2- Elevar a auto-estima do pacientes;

3- Oportunizar momentos de livre expressão e criatividade;

4-  Realizar atividades e trabalhos manuais que possam utilizar no seu cotidiano, visando mudanças no estilo de vida e conseqüentemente melhoria da qualidade de vida.

5- Realizar acompanhamentos nos distintos locais de tratamento do câncer (ambulatório, internação e bloco cirúrgico).

Conteúdos
-         Trabalhos manuais;
-         Atividades com músicas;
-         Brincadeiras Lúdicas diversas.

Recursos
- Recursos Humanos: recreacionistas terapêuticos contratados pelo HGCS e voluntários, e Psicólogas Clínicas.
-Recursos Materiais: Todo material do espaço de recreação do ambulatório e internação, material alternativo e reciclável.

Metodologia
As atividades serão planejadas de forma dinâmica, sendo avaliado o perfil dos pacientes, da doença, o tempo de tratamento da mesma, e o local do tratamento (ambulatório, internação, Bloco).

Avaliação
À medida que observado alguma informação importante, o paciente atendido será evoluído em prontuário, e em determinadas situações, esta será levada em reunião de equipe para um melhor entendimento.

Referências
*BARBOSA,J.A., FERNANDES, M. Z., e SERAFIM, E. S. (1991). Atuação do Psicólogo no Centro de Oncologia Infantil: Relato de uma experiência. Jornal de Pediatria, 67,344-347.

*Brasil/INCA. (2000). Particularidades do câncer Infantil. Brasília, DF: Instituto Nacional do Câncer-INCA.

*CARVALHO Carine; VIEIRA Juliana; RIBAS Kátia e PIMENTEL Mariana. A importância do brincar: uma perspectiva em torno de pacientes infantis com câncer. Revista Científico, ano IV, v.1,

*CECCIM, Ricardo Bur e CARVALHO, Paulo R. Antonaci. Criança Hospitalizada: atenção integral como escuta a vida. Porto Alegre. Editora da Universidade/ UFRS.1997.

seja o primeiro a comentar!